bem me quer mal me quer
residencia artística E exposição
curadoria e proposição de Rafael Escócio
orientação conceitual e de criação de dispositivos e montagem: Caroline Holanda
A Residência Artística Bem Me Quer Mal Me Quer é um espaço de experimentação, formação e fruição em Arte e Cultura Contemporânea. A realização da primeira edição aconteceu entre 2017/2018, período no qual dez jovens artistas em parceria com uma interlocutora poética foram convocados a pensar sobre afetos, memórias, narrativas contemporâneas, produzindo CARTOGRAFIAS DE SI. A exploração de cartografias para além do espaço geográfico nos possibilitou vivenciar processos de imersão em si. A partir da fricção causada por este mergulho nos é revelado o desejo pungente de tatear terrenos afetivos, nos quais nos deparamos com memórias dos atravessamentos vividos, e consequentemente, são suscitadas as narrativas do tempo presente.
Ocupando a Galeria Antônio Bandeira do Centro Cultural Banco do Nordeste a exposição torna-se a culminância dos processos individuais e coletivos vivenciados por cada artista durante a residência. Os trabalhos aqui reunidos dissolvem as fronteiras entre vida e obra, como descrito nas palavras de Tunga: “Quem faz uma obra a incorpora e é incorporado por ela”. Portanto, pretendem reverberar corporeidades, convites à pausa, aos encontros, aos diálogos, às potências de estar consigo e com os pares, questionando a face superficial que muitas vezes caracteriza a vida contemporânea. Além das obras, a mostra é composta de visitas mediadas pelo curador, a interlocutora poética, e os artistas.
Curador: Rafael Escócio | Interlocução Poética: e Orientação Técnica e Montagem: Caroline Holanda | Artistas: Adriano Morais, Amanda Oliveira, Ana Clara Mendes, Beethoven da Silva, Diógenes Lopes, Louise Félix, Mel Andrade, Rafael Carvalho, Rafael Escócio, Vinícius Scheffer.