top of page
  • Foto do escritorCaroline Holanda

A câmara de vácuo

Atualizado: 8 de mai. de 2019

Na minha lista de fatores de experimentação da confecção da soft gripper, figurava a feitura de uma câmara de vácuo.

Às vezes acho que passo um tempo com medo de fazer minhas idéias por não querer o enfrentamento com o erro, com o fracasso e com as modificações que tenho que realizar na lida com a matéria. Bobagem que se opera em mim, mas que se opera. E paradoxalmente é justamente as descobertas que me ensinam a matéria que me encantam... como se estabelece uma dramaturgia calcada nas negociações entre meus ideais, minhas condições-e-possibilidades e o que ela me ensina/permite.

Mas nos últimos tempos tenho me colocado um gesto consciente (e não da ordem do hábito, do inconsciente, da inteligência "inpensada") de me colocar a fazer. E em consequência, apareceu um outro gesto de ir nutrindo a idéia com pensamentos, com estudos técnicos e, um dia, ela sai assim.... como se nada, sem perceber. Foi assim que fiz a placa de controle_Versão1 do soft robot (https://www.carolineholanda.com/blog/a-placa-de-controle_-sem-peceber-a-fiz-botão_arduinominipro_drive_bomba_servovalvula). E assim foi a câmara de vácuo: pega a bomba, rouba meu próprio tupwer de cozinha, fura, cola-quente e plaft! Aí está.






Funcionou assim, o uso:

Eu coloquei a fôrma com o silicone misturado. Tirou muito ar.

Mas em algum momento, o silicone foi curando e a bomba não tinha mais forças para chupar o ar.

[AUTO_DICA_OURO]: Quando usei para fazer um experimento de soft_tubo, eu coloquei o silicone misturado no recipiente de mistura (não na fôrma). E fui mexendo o tupuwer para mover as bolhas e isso ajudava MUITO a estourar mais rápido. Só depois que tirei todas as bolhas, foi que derramei na fôrma. Pesquisando outro aspecto do soft robot, encontrei essa orientação de colocar na câmara de vácuo antes de despejar na fôrma, num tutorial. Ou seja, o que descobri na prática, faz sentido real, vem sendo usado.

Aqui: https://softroboticstoolkit.com/synergistic-design/fabrication/pneunet

"Mix both parts of the EcoFlex in a 1:1 ratio. Let the mixture sit in a vacuum chamber for a short while until it seems most of the air bubbles have vacated the mixture (so as the bubbles do not get into the final robot creating holes or inconsistencies in the air channels). Pour the uncured EcoFlex (purple) into the mold (blue). "

Google tradutor: " Misture as duas partes do EcoFlex na proporção de 1: 1. Deixe a mistura descansar em uma câmara de vácuo por um curto período de tempo até que pareça que a maioria das bolhas de ar tenha deixado a mistura (de modo que as bolhas não entrem no robô final criando buracos ou inconsistências nos canais de ar). Despeje o EcoFlex não curado (roxo) no molde (azul)."


Eu agora queria então, fazer uma maquineta que balance esse ecoflex pra mim. Uma metamáquina. Máquina que contrói máquina. Vi uma vez num projeto de construção de placa de circuito impresso, uma máquina de balançar líquido.

Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NtVEvFsT46I&t=437s

Essa máquina:



Próxima meta. :)

Recontenta com minha câmara de vácuo.

Commentaires


bottom of page