top of page

Enquanto isso... no curso de impressora 3d - griper_soft robot_ para série 2 de experimento

Eu fiz uma primeira série de experimentos, com 5 tentativas de griper, no ateliê da casucha (postagem: https://www.carolineholanda.com/blog/os-primeiros-atuadores-softs).

Em todas elas, se rompiam os dentes e constituem as câmaras de ar e assim iam funcionando enchendo muito e primeiramente uma pata e as outras não. Isso, para além da movimentação assimétrica que por agora não é do meu interesse, faz com que esteja sobrecarregada a pata, em termos de quantidade de ar, e logo de rompem mais câmeras de ar.

A proposta foi então, fazer outras fôrmas, onde eu me propus variar os tamanhos do dentinhos da fôrma - crescente e decrescente - e, em outra, alargar o tamanho dos dentes, em um dobrinho, 2mm. Tinha feito tudo no thinkcad. Mas com o aparecimento do onshape em minha vida!, com as tarefas de criação do curso (que eu mesma me dei), refiz a griper no onshape. Num primeiro momento, muuuuito duro, hoje em dia, já um pouco mais azeitado - como tudo o que se aprende novo e se coloca tempo empenhado.

Num turno extra, fiquei pra imprimir, ainda a do thinkcad. Uma impressora horrível - segundo o professor, apenas mal parametrizada, segundo o coordenador, filamento úmido - uma máquina com uma impressão horrível fizemos uma pata azul. Depois da negociação, entrou meu filamento transparente, mas tampouco me adiantou muito porque descobri, só no dia da aula seguinte do prof., que na verdade ela estava mal parametrizada. Também descobri a fôrma transparente dificulta um pouco de ver as sobras de materiais e outros defeitos. Mas que pode ser genial para produzir objetos translúcidos.

Fiquei com esperança de imprimir novamente, mas ainda não tocamos na impressora...

Guardo minha ansiedade pro próximo encontro.

Na aula do programa Cura, na primeira oportunidade que me apareceu, coloquei minha fôrminha na fila de impressão! Saiu muito ruim por conta da qualidade de um certo filamento preto que lá estava, então começamos a imprimir na outra impressora, com um filamento azul. Fomos almoçar e na volta, para o curso de corte laser e router, a impressora estava parada por corte de energia: faltou energia, ela esquece tudo o que estava fazendo quando ela volta.

Insisti com os horários do professor de corte a laser.... e repusemos uma vez mais. Aumentei no Cura a griper, de 100 a 125%, porque ainda não me sai um modo de fazer isso no onshape.

As patinhas com diferentes modos de dentes, essas não imprimi, porque não havia re-feito elas no onshape (refiz só a griper e o pino).

Agora é hora de voltar e realizar a séria2 de experimentos. No entanto... mesmo trabalhando bastante, não deu tempo até esse momento, nesse fim de semana, como pensei que faria. Passei todo o finde, muito empenhando em desenhar uma caixa, como experimento2, para a cortadora laser. Tudo bem. Logo o curso vai acabar (amanhã) (infelizmente). :(.

Vou sentir falta de tá num lugar onde meus sonhos se realizam, aprendendo sobre o que quero, tendo a quem perguntar sobre minhas dúvidas.


Como é bom aula presencial! Ou, como eu gosto! Como eu gosto de ter a quem perguntar!!!!



Comments


bottom of page