top of page
  • Foto do escritorCaroline Holanda

Servo-válvula

Decidi esses dias que queria experimentar fazer uma válvula para o meu soft robot como uma alternativa para o controle de evasão de ar. O tema é que eu estou caminhando para o momento do controle individualizado das patinhas e tenho vários servos disponíveis e apenas uma válvula solenoide (posso transformado em válvulas ou comprar as solenóides....). Além do mais, fazê-la me coloca em exercício de desenhar 3d, cortar laser, estando nesse processo de abstração que quero continuar exercitando, que se estabelece entre o desenho e a realização.

A idéia/projeto original é desse moço aqui:

https://www.thingiverse.com/thing:12311



Imprimi o arquivo DXF que ele disponibilizou, me coloquei uma dessas longas viagem pra caseiros estudando (me divertindo), tentando entender como eram os cortes. Achei - desde meu restrito ponto de vista - que não fazia sentido o que ele disponibilizara.

Tentando ainda entender, me coloquei a extrudar no programa 3d, a ver se eu entendi melhor por esse método.

Uma nota: esse movimento de ir do papel pro desenho 3d (e visse-versa), tem sido muito importante pra eu entender formas e encaixes e averiguar medidas - se estão justas ou não. Além do feliz e amigável uso do paquímetro para levar ao virtual, medidas do real (i love you paquímetro!).

Nesse movimento, eu percebi que eu poderia redesenhar esse design de modo que ficasse muito menor - procedimento que sempre me interessa (o da miniaturização.)

Me animei, e nesses processos de montar as peças em 3d para ver como ficam (e só assim ir, ao mesmo tempo, desenhando o 2d para corte), entendi o que queria e desenhei um arquivo DXF para corte, para uma primeira experimentação.

https://cad.onshape.com/documents/ef32075175ab82d74aa0febb/w/ef4f23091e6dcb485ccc803e/e/a9a3fbdf3ab78cdf8b950248

(link do meu projeto)

Vou tentar cortar em Vicente Lopez, pois vou à palestra sobre robótica industrial e tentarei arrancar esse corte.



Yorumlar


bottom of page