top of page
  • Foto do escritorCaroline Holanda

Atuador. v2. duas patas de controle independente.

Fiz a fôrma a partir do modelo original de referência.

Usando a minha atual versão da câmara de vácuo, ela foi pro forno. (notas desse processo, no caderno vermelho2)


FUNCIONOU:

Uma coisa que me pareceu funcionar foi realmente insistir para deixar cair o fio silicone misturado bem no chão da forma, de maneira que o silicone entre nos dentinhos pelo chão da fôrma, empurrando o ar para cima.


Bom, começa a se engodar aqui a questão do caninho.

Com mencionei em outro post, eu preferiria fazer na fôrma o caminho de entrada do tubo de alimentação.O que acontece é que ele passa a sair facilmente com a pressão do ar dentro do atuador, que empurra ele pra fora. Inclusive, eu havia aproveitado a gripper que rasgou

E aproveitei pra estudar mesmo assim o processo de feita e firmar o tubo de alimentação.

Cortei a pata danificada:



E fixei o tubo de alimentação pneumática com silicone. Na verdade, não lembro mais o que fiz dela porque faz muitos dias.

O que lembro é que testei sim colar o tubo de alimentação com o silicone e sem o tubo de silicone externo que eu fazia.


Achei que tinha super funcionado, mas quando eu preguei a pare debaixo do atuador e coloquei ar, o TUBINHO FOI EMPURRADO PRA FORA. Ai...


Processo que aconteceu igual no novo atuador, na versão 2 (V2). Aí eu tentei passar cola maluca, que aqui chamam de La Gotita, com o bicarbonato de sódio e deu certo, no sentido de colar, mas ele instaura ali uma região de dureza. O que não fez problema, mas é um dado a ser considerado quando do uso dessa técnica.



Acabei não registrando imagens nem desse processo da cola, ne do processo de nascimento desse atuador. Mas ele funcionou, melhor do que o eu que esperava.

Talvez o molde precisa de revisão quanto à sua simetria. Não porque eu tenha percebido nada, mas nesse caminho, eu percebi por duas vezes, quando ia desenhar uma nova versão de molde, que os anteriores tinham assimetrias não planejadas, estas, fruto do meu passo-a-passo de aprendizado.

Depois, levei ele pra FabLab e a movimentação das pessoas esgarçaram essa câmara central.


[avenir]

. Penso que posso evitar isso, diminuindo o tamanho da câmara em altura e largura.

. Também quero experimentar colocar câmaras de dentinho nesse meio

. Diminuir a largura do pino da fôrma que estabelece o canal de acesso do tubo de alimentação ar

. Deslocar o pino da fôrma que se faz canal para o tubo de alimentação, colocálo para outra direção que não seja para cima (para trás, por e.x.)

. Também testar não fazer esse canal já na fôrma, mas como em alguns tutoriais, furar com a agulha da seringa e introduzir o tubo de alimentação.








Comentários


bottom of page