top of page
  • Foto do escritorCaroline Holanda

Atuadores softs. V2 e V1. papel na camada retentora da elasticidade

Os tutoriais de atuadores recomendam, em vários deles, os uso de silicones de densidades diferentes para confecioná-los. Sabendo que um atuador macio é a resultantes de duas elasticidades distintas, com o ecoflex 00-30 sendo mais elástico e o ecoflex 00-50, formando um duo nessa composição.

O que passa é que o ecoflex é muito caro por essas bandas do sul da América e acabei trabalhando com a alternativa de colocar tecido como camada retentora.

Acontece que o tecido produz um monte de bolhas, coisa ainda mais terrível quando em algum momento eu consegui tirar todas as bolhas com a minha câmara de vácuo,+ consegui não fazer bolha ao verter na fôrma debaixo e+ finalmente, quando coloco o tecido, ele se enche de bolhas porque a trama do tecido (similar ao chitão), está repleta de ar que se faz incrivelmente presente quando encontra o silicone.

Isso sem contar nos grandes buracos, grandes bolhas que ficam entre o tecido e a camada não curada do silicone e depois, viram buracos.



No canto quadrante direito-baixo do tecido-com-silicone, um buracão. Tudo o que é mais "branco", também.

Eu tentei várias coisas com o tecido:

. molhar o tecido com silicone antes de colocar na fôrma debaixo (que contém uma camada de silicone já tiradas as bolhas).

. colocar o tecido na camada de silicone debaixo e levar para a câmara de vácuo (e as bolhas aparecem em centenas e não se desapegam do tecido (não sei se uma cámara de vácuo mais forte e um silicone não tão denso, elas sairiam. Na conjuntura atual, não))

. colocar o tecido depois de ter curado uma camada abaixo (acho que tentei isso, não lembro)


vários experimentos de sacar bolhas

Em algum momento entendi que era a malha do tecido um dado que eu não poderia driblar com o silicone 'passado' que eu tinha e uma máquina de vácuo que não tinha a potência necessária para esse contexto.

Então lembrei que um dos tutoriais do soft robot tool kits, que usava papel como fundamento da cama retentora:


Lá fui eu.... testar o papel.

Usei papel manteiga.

Tava toda animada porque eu tinha aproveitado um resto de um silicone de atuador e, por isso, fiz um teste com a fôrma debaixo (como os experimentos em tecido, acima). E por ter feito assim, não havia, entretanto, testado no atuador mesmo. Então, ele saiu assim (foto abaixo), mas achei que era porque não tinha um bom corte, etc.


Papel e silicone

Parecia um liso lindo, eu já tava animada. E preparei pedaços de papéis para testar no dia seguinte, uns pedaços de papel manteiga (outra vez) e outro com papel de seda que muito me animou pensar que eu poderia assim, colorir os atuadores.


O papel de seda se rompeu todo... ui que triste!

Percebi também, que o papel também não aderia ao silicone.... saía com facilidade (terceira foto dessa sequencia acima). O que me levou a pensar que o outro, o papel manteiga, também saía.

Agora já não lembro, mas acho que testei colocar o papel menor no atuador, pra gerar um vedamento lateral, sem presença de papel, e mesmo assim o papel fez foi escorregar dentro do atuador quando eu o inflei.

A não ser que eu testasse um terceiro papel....mas concluí que o papel não gerava bolha, mas exatamente por isso, por ser pouco poroso, o silicone não entrava no material para aderir. O que me colocou novamente no problemas central desse momento que é conseguir tirar as bolhas.

E pelo cansaços das tentativas, de papel, de máquina de mistura-e-balanço,máquina de vácuo ineficiente, decidi comprar um motor de maior potência, mas qual?

[avenir]

. um motor de maior potência e uma câmara de vácuo v3.

. comprar silicones novos

. comprar o silicone 00-50.

. comprar potes de vidro de poucos ml's para armazenar os silicones em quantidades quase que preparado para uma garra, como uma tentativa de manter os silicone com menos contato com o ar e também para ter vidrinhos bonitos dentro de casa, como uma alquimista.






Comments


bottom of page