top of page
  • Foto do escritorcarolineholanda

Cubinhos - estudos de corte laser

Atualizado: 26 de ago. de 2019

Um noite me deu um desespero quando me dei conta de que os cubinhos de papel de seda que eu elegi, até então, como objeto leve para o projeto, não seriam uma dezena, mas uma(s) centena(s) deles e que levo uma hora, pelo menos, para fazer um e, o grade, levo todavia mais. Me deu a idéia de tentar cortar laser os cubinhos e minha primeira questão era como cortar um papel tão delicado. Vale registrar que minha primeira (e ingênua) idéia de aumento de velocidade foi a régua que eu desenhei e imprimi 3d, mas que nem de longe vai dar cota do número de cubos que agora imagino usar e com o número de apresentações que tenho que fazer.


Achei uns testes na internete, de potência e velocidade para corte e ajustei para o que eu achei que seriam os valores. Pela delicadeza do papel, preparei dois testes que subiam de 0.5 em 0.5 pontos a potência; e outro que subia de 1 em 1 ponto; na velocidade 200mm/s.


Chegando lá, na FabLab Vicente Lopez, um dos rapazes que trabalham foi logo sugerindo começar com 11% de potência. ... Joguei meus arquivos de teste "no lixo" e comecei. Nesse primeiro dia, Velocidade 100mm/s, P: 13%, P12%, P11%, com a cabeça de corte bem rente ao papel. O com 12% me pareceu o melhor. Mas eu gostaria de testar mais e ademais, tenho que continuar com uma missAÇÃO importante: estudar como fazê-la cortar mais de um por vez.



Outra alegria, depois de descobrir que sim, vai poder cortar a laser, foi que o mesmo rapaz me deu uma alternativa para o que eu idealizei ser o gravado como resposta necessidade para marcar os lugares de dobra do cubo. Ele me mostrou uma função que não são nem CUT nem SCAN, DOT, que corta furinhos, um tracejado.

Sairam até com dois cubinho de 8cm.



Comments


bottom of page