top of page
  • Foto do escritorcarolineholanda

Autômato gordita - versão 3

"Ando afastada da pesquisa das pequenas coreomáquinas, com esse processo de intensificação do Projetos de Vento #num1. Mas um dia desses, como eu ia testar o corte laser dos papéis na FabLab, me propus a tarefa de desenhar para cortar peças da próxima etapa da pesquisa. Já que tenho esse sistema multidimensional de criação e pesquisa, tem que ir caminhando com os vários processos.

[recuperando histórico] Tinha duas propostas mais presentes para realizar:

2. A versão 3, eu insisti em fazer também, como um movimento menos espontâneo-desejoso e mais racional de avance autoimposto. É, a versão 3, aquela idéia de colocar uma engrenagem frouxa em cima da última engrenagem, para fazer um movimento de rotação em torno do próprio eixo, cada vez que passa por um dente uma área onde engrena. Eu iniciei com a referência desse vídeo, para desenhar. Mas depois fui modificando tudo (como sempre)."

Depois de muito custo que consegui desenhar, me bateu a inquietação de: como é que essa engrenagem, depois de dar uma volta, vai encaixar nesses dentes? Bom, tentei pensar, mas saiu fumarça e eu já não podia mais abstrair. Agora tem que partir pro fazer, pra depois, com a coisa nas mãos tentar entender como funciona. Essa, está por cortar.


Comments


bottom of page